Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Dia da Mulher: quais ações de conscientização podem ser feitas nas empresas

Ações de endomarketing são ótimas oportunidades para inspirar e conscientizar homens e mulheres sobre a importância das questões femininas no ambiente de trabalho

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Ações de endomarketing são ótimas oportunidades para inspirar e conscientizar homens e mulheres sobre a importância das questões femininas no ambiente de trabalho

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data que, desde antes de sua oficialização, esteve relacionada com o trabalho. Portanto, nada mais justo que as empresas e corporações valorizem o dia comemorativo e promovam ações de conscientização da causa feminina.

Pensando nisso, separamos uma série de sugestões de ações de endomarketing para comemorar e conscientizar colaboradores do sexo feminino e masculino.

Palestras e debates

No dia 8 de março, nada como valorizar o trabalho e as experiências das mulheres. Com isso, é possível convidar uma mulher de dentro ou fora da organização para compartilhar seus conhecimentos sobre questões atuais. Para que as colaboradoras se sintam mais engajadas com a palestra, faça uma pesquisa prévia de quais os assuntos de interesse. Assim, você pode buscar uma mulher com capacitação específica naquele tema.

Cursos

Capacitação profissional é algo que deve ser incentivado entre as mulheres. Portanto, uma boa ação no Dia da Mulher é presentear as colaboradoras com cupons de desconto em cursos de diferentes áreas. Outra opção é disponibilizar um valor para que ele seja utilizado livremente pelas mulheres em qualquer atividade de capacitação profissional da sua escolha.

Campanha sobre autoestima

A ideia da ação é estimular as mulheres a falarem sobre o que as torna fortes, fazendo-as refletir sobre seu poder. Uma das alternativas para isso é criar um questionário e enviar para as colaboradoras a fim de que elas enviem suas respostas para, depois, fazer um apanhado dessas frases e divulgá-las durante o restante do mês de março nos canais internos da empresa.

Compartilhamento de histórias de mulheres que mudaram o mundo

Nos canais de comunicação internos da empresa, compartilhe durante todo o mês de março histórias e frases inspiradoras de mulheres que fizeram alguma diferença. Assim, homens e mulheres podem se sentir inspirados com histórias femininas.

Incentivo a cuidados com a saúde

Cuidar da saúde é um tópico que deve ser incentivado entre todos, então a data pode ser o momento ideal para realizar palestras falando sobre autocuidado, importância da saúde mental e outros tópicos. Com isso, pesquise entre as colaboradoras os assuntos mais interessantes e convide uma palestrante para falar sobre o tema de saúde. É interessante abrir a conversa inclusive entre os homens.

Sessão cinema no home office

Separe na agenda das funcionárias um momento para assistirem a um filme inspirador com uma temática sobre questões femininas. Depois do filme, vale fazer uma roda de conversa para debater os tópicos mais sensíveis a cada uma das mulheres.

Presentes

Presentes em datas comemorativas são algo esperado e que as pessoas geralmente gostam muito. Pensando nisso, selecione um livro inspirador para a vida pessoal e profissional das mulheres ou monte um kit de itens de decoração e artigos para o trabalho, como almofadas personalizadas, produtos funcionais de escritório, como porta-canetas, mouse pad, entre outros. Aqui, vale a criatividade.