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8 dicas para aumentar as vendas da sua empresa no Dia do Consumidor

Especialista da Conta Azul aconselha como alavancar vendas em datas sazonais

Quem é empreendedor está sempre pensando em como aumentar as vendas de forma inteligente, em ter custos mais baixos, em manter bons funcionários, enquanto busca a a fidelidade do cliente, a qualidade dos produtos e a conversão do negócio. Com a correria do dia a dia e tantas preocupações, a maioria dos empreendedores não consegue parar e pensar em estratégias nem planejar ações que possam impulsionar as vendas.

A boa notícia é que com algumas ferramentas essa missão é possível! Embora cada empresa seja única, algumas dicas podem ser usadas em qualquer negócio para alavancar o faturamento. Elas são de fácil aplicação e podem ajudar o dono de negócio a identificar novas oportunidades e até mesmo pontos de atenção na empresa.

Pensando nisso, a Sandrina Grubba, Chief Experience Officer e responsável pela estratégia de Empresas da Conta Azul, fintech que oferece um ERP de gestão financeira para empreendedores, separou 9 dicas para ajudar o empreendedor a alavancar suas vendas, principalmente em datas sazonais, como o Dia do Consumidor, já que a data possui um potencial comercial muito grande, sendo até mesmo considerada por muitos como uma Black Friday do começo do ano. Confira:

  • Crie um programa de incentivos para os vendedores

Uma ideia criativa para aumentar as vendas é desenvolver um programa de incentivos para a equipe de vendedores. Afinal, todo mundo quer se sentir valorizado e, colaboradores motivados, produzem mais. “O dono de negócio pode premiar os funcionários que tiverem um desempenho acima da média indo além da tradicional comissão. A premiação pode ir desde simples brindes mensais para os melhores vendedores até um bônus anual, para aqueles que alcançaram resultados consistentes o ano inteiro”, pontua Sandrina.

  • Dedique-se a conhecer o seu cliente

“Para saber como aumentar as vendas, o empreendedor precisa conhecer bem o seu público, saber o que ele valoriza, quando costuma comprar e o que o deixa satisfeito. Quanto mais informação sobre seus clientes, melhor, pois elas são fundamentais para a criação das estratégias comerciais”, explica a especialista.

Seja para quem deseja aumentar as vendas na internet ou em lojas físicas, ter essa visão também ajuda a economizar tempo e dinheiro, pois o foco será nas ações que realmente trazem um retorno positivo. Assim, cabe definir um modelo de consumidor ideal que você deseja alcançar com seu produto ou serviço. Se possível, também realize pesquisas com potenciais clientes. Entenda por que eles ainda não compraram de sua empresa e o que precisa ser feito para mudar esse cenário.

  • Valorize os consumidores fiéis

Todo gestor conhece a frase “É mais barato manter um cliente do que atrair um novo”, mas são poucos os que realmente seguem essa máxima. Quem já comprou da sua loja conhece seu produto, seu atendimento e sabe exatamente o que esperar dos seus serviços. Por isso, existe uma possibilidade muito maior de essa pessoa voltar a comprar- desde que esteja satisfeita, claro.

Dessa forma, é importante criar maneiras de valorizar e fidelizar esse público. Criar um programa de fidelidade ou sistema de indicações, em que o cliente ganha um bônus a cada venda feita a alguém indicado por ele, é um exemplo. O importante é deixar claro para o cliente que ele é importante para sua empresa e, por isso, você vai recompensá-lo com vantagens. Lembre-se também que consumidores satisfeitos são ótimos promotores da sua marca.

  • Fique atento aos preços

Para aumentar as vendas no varejo, reduzir os preços é uma opção interessante, mas ela não pode ser a única. Isso porque, embora uma promoção atraia clientes, essa ação também pode sufocar a operação, o estoque e o atendimento. “Também vale lembrar que o preço é fundamental, mas nem sempre é o fator mais importante para seu cliente. Como mencionamos na dica 2, é fundamental entender o que seu cliente mais valoriza. Um aumento de preço pode representar mais vendas, desde que acompanhado de uma melhoria na qualidade e atendimento. Tudo depende do perfil do seu cliente e do que ele deseja quando vai realizar uma compra”, completa Sandrina.

  • Tenha uma equipe de vendas preparada

Ninguém nasce sabendo vender e até os melhores vendedores precisam de treinamentos para aprender novas técnicas. Por isso, é importante que seu time de vendas estude bem os produtos ou serviços e conheça muito bem as vantagens oferecidas por eles. A sua equipe também deve estar preparada para ouvir e identificar as necessidades do cliente.

Assim, poderá oferecer a melhor solução - aquela que, de fato, vai resolver as dores das pessoas. Nesse sentido, invista em treinamentos sobre o que você vende e também capacitações relacionadas a atendimento e técnicas de vendas.

  • Prepare o seu estoque

Não adianta ter centenas de clientes na loja ou fazendo pedido pelo site se seu negócio não tem produtos suficientes para atender a demanda. Para evitar a insatisfação pela falta de estoque, faça uma previsão das vendas de acordo com os seus últimos números e tendências de mercado. É importante também manter a variedade de produtos em dia.

“Outro aspecto que pode ajudar bastante é a organização. Comece pelo básico, ou seja, deixando os produtos mais vendidos em locais de fácil alcance. Com isso, o atendimento fica mais rápido e mais eficiente”, diz a especialista.

  • Melhore o processo das vendas online

Hoje em dia é muito importante apostar no e-commerce. Por isso, dê atenção também ao site da sua loja para aumentar as vendas online. Apresente seus produtos e/ou serviços de forma atraente e mantenha o site atualizado, pois muitos consumidores procuram primeiro pelas informações no site para só depois fechar negócios pessoalmente.

O prazo de entrega é um ponto fundamental para a fidelização nas compras online. Então garanta a segurança do cliente durante todo processo da venda e que o produto chegue no dia certo.

  • Mantenha a relação após a venda

Fazer o pós-venda é fundamental. Neste processo, o cliente pode avaliar como foi a experiência de compra e como ela pode ser melhorada. Informações indispensáveis que você precisa para saber aumentar as vendas. Essa estratégia deve ser colocada em ação antes mesmo do consumidor sair da loja. Agradeça a preferência e pergunte se tudo correu como ele esperava, se pode ajudá-lo com algo mais.

Usando a tecnologia a seu favor, envie mensagens com informações úteis para o cliente, como lançamentos de produtos ou outras novidades. Por fim, esteja sempre disponível para tirar dúvidas ou ouvir possíveis reclamações, até mesmo para poder revertê-las.

“Datas sazonais são oportunidades imperdíveis para vender mais e melhor, já que os consumidores têm um motivo a mais para comprar, seja para presentear alguém, a si próprio ou simplesmente para aproveitar uma promoção imperdível”, finaliza Sandrina.



Sobre a Conta Azul

A Conta Azul é a empresa brasileira que está transformando o Brasil por meio do empreendedorismo, unindo ERP, Banco e especialistas em um único ecossistema. Trazendo um novo conceito onde ERP é banco e banco é ERP. Fundada em 2012 por Vinicius Roveda, João Zaratine e José Sardagna, foi a primeira startup brasileira selecionada pela 500Startups, um dos principais programas de aceleração de negócios no Vale do Silício. A empresa ocupa o 8º lugar da lista de Melhores Lugares para se trabalhar em 2022 e tem certificação GPTW.